Pesquisar este blog

Seminário do EJA em Apucarana

Ana Elizia, Sueli e Francieli


Cerca de 400 educadores de 21 municípios paranaenses participam na sexta-feira (09/04), no Cine Teatro Fênix, do 1º Seminário Intermunicipal de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Com o tema “Vivendo a Diversidade”, o evento é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Apucarana, com apoio da seccional Paraná da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PR), Núcleo Regional de Educação, Caixa Econômica Federal, Sesc/Apucarana e Sistema Fecomércio.

Na programação, o seminário trouxe três palestras. Professor Wagner Roberto Amaral, da Secretaria de Estado da Educação, falou sobre o tema central do encontro “Vivendo a Diversidade”. Já a professora Adriana Medeiros Farias, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), abordou “Os desafios da Educação de Jovens e Adultos no Século XXI” e, professor Emerson Rolkouski, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrou a palestra “Educação Matemática de Jovens e Adultos”.

A representantividade do evento mereceu destaque. “Conseguimos reunir aqui uma grande parte do Paraná. Pessoas interessadas e abertas à reflexão, ao conhecimento e debate dos desafios da educação para jovens e adultos, que durante muito tempo foi considerada o primo pobre da Educação.

A expansão da EJA na abrangência da Regional de Educação foi detalhada aos participantes pela chefe do Núcleo, professora Vanda Pedroso de França. “Antes deste governo existiam apenas dois centros de EJA (Apucarana e Jandaia do Sul) nos nossos 16 municípios. Hoje já são 17 estabelecimentos que possuem seu centro próprio, com todos os recursos que o ensino regular tem. E o nosso desafio até o final de 2010 é elevar para trinta o número de turmas da EJA Fase 1 (1ª a 4ª séries), por isso pedimos ao cidadão que conhece algum jovem ou adulto ainda não alfabetizado, que o encaminhe para a escola mais próxima para que seja orientado e matriculado na EJA”, pediu professora Vanda.

Fomos representados pela Secretária Francieli, e as Professoras do EJA - Sueli e Ana Elizia - as quais foram certificadas pelo curso.

Prefeito de Apucarana
Mesa composta das autoridades do Seminário

  • Fonte - Undime - Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seminário Final –XI Edição Pólo-Paraná

A discussão sobre educação democrática e de qualidade permeou o Seminário Final da XI Edição do Programa Melhoria no Pólo-Par...