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Provinha Brasil é aplicada nas Escolas Rurais de Rosário do Ivaí

No dia 28 do mês de abril de 2010, a auxiliar pedagógica do Departamento de Educação “Lucia Malicki Musiau", visitou as Escolas Rurais de nosso município, sendo elas: Escola Rural Municipal Interventor Manoel Ribas – em Boa Vista da Santa Cruz, Escola Municipal Osvaldo Cruz – Campineiro do Sul, e Escola Rural Municipal Machado de Assis – Vila União, para aplicar a PROVINHA BRASIL aos nossos alunos cursistas do Segundo ano do Ensino Fundamental de Nove Anos.

Lucia teve o apoio dos Auxiliares de Direção de cada escolas, e dos professores regentes das turmas.

Os alunos se mostraram muito aplicados, e agora esperamos que eles tenham ótimos resultados!

Diretora Luzia de Fátima, Vila União

Alunos de Campineiro do Sul - Diretora
Ana Elizia e Professora Lurdes

Lucia distribuindo a provinha aos alunos
de Campineiro do Sul!


Professora valéria e seus aluninhos com a Provinha Brasil!
Boa Vista da Santa Cruz

Lucia explicando aos alunos de Boa Vista!

Alunos da Professora Eni de Vila União


O que é a Provinha Brasil?


A Provinha Brasil foi criada em 2008 e trata-se de um instrumento de avaliação que tem por objetivo possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. Dessa forma, a prova é aplicada aos alunos matriculados no segundo ano de escolarização em dois momentos: no início e no final do ano letivo. As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e distribuídas a todas as secretarias de educação pelo Ministério da Educação (MEC). A aplicação da provinha é voluntária e deve ser coordenada pelas redes estaduais e municipais de educação. A correção das provas e utilização dos resultados também é atribuição das redes.

Qual é o Objetivo da Provinha Brasil?

A expectativa do Inep/MEC é oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem permitindo, assim, intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita. No final do ano é aplicada outra prova, para que professor e gestor possam avaliar quanto o aluno progrediu ao longo do ano.

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