Pesquisar este blog

Tangolomango - Brinquedo de Roda em Rosário do Ivaí


Aconteceu nas dependências do Departamento de Educação, no dia 20/08/2010, para os professores das séries iniciais, diretores, pedagogos e Educação Infantil de nosso município, a oficina TANGOLOMANGO, parte do Caderno de oficinas.

TODOS adoraram a oficina, e agradecemos MUITO ao professor Luciano Pozino e ao SESC por esta oportunidade.

Resgatamos conceitos muito importante sobre as cantigas, quanto ao lúdico com nossos professores, para que assim, passarmos aos nossos alunos.

O que é o caderno de oficinas:

O Caderno de Oficinas foi idealizado por Alexandra Moraes e Luciano Pozino em 1995.
Quando a aprendizagem lúdica não fazia parte da pauta do dia. Porém, é através da atividade lúdica que o ser humano ensaia seus movimentos, aguça os sentidos e estabelece a relação com o mundo. O caderno é composto de oficinas sócio-educativas instrumentalizadas em Teatro, Música, Literatura e Cultura Popular. O objetivo é capacitar o senso crítico por meio de vivências que estimulem a livre expressão do indivíduo e o convívio coletivo.

Tangolomango. Brinquedo de Roda

Indicação Etária: Livre


O brinquedo ou cantiga de roda é, sem dúvida, uma atividade de grande valor educativo e socializador. Tradição passada por gerações que sempre teve na rua seu espaço de expressão.

As cantigas e os brinquedos de roda trabalham a criança e o adulto de forma ampla: lateralidade, ritmo, encadeamento lógico de ações, etc... Além de trazerem em si valores culturais dos mais diversos. Numa volta, o brincante é o Pai Francisco e na próxima volta ela encarna seu Delegado e o jogo segue democrático e lúdico.

A oficina "Tangolomango. Brinquedo de Roda" é um chamado para a brincadeira.



SEGUE AS FOTOS DO CURSO:


















2 comentários:

  1. Os Griots, contadores e cantadores de histórias, eram considerados
    verdadeiras bibliotecas ambulantes e sua importância era tão grande
    que eram poupados até pelos inimigos nas guerras. Lendas, feitos
    heróicos e lições de vida, tudo era adorado e servia de alimento para o
    espírito alegre e guerreiro do povo do continente.

    ResponderExcluir
  2. De 16 a 27/08/2010 praticamos 'Tangolomango. Brinquedo de Roda' pelo estado do Paraná. Através da iniciativa do SESC Apucarana-PR percorremos mais de 2 mil quilômetros. Encontros com cerca de 800 professores pela prática dos brinquedos de roda.

    Preceptor: Luciano Pozino
    Visite, siga, comente: http://cadernodeoficinas.blogspot.com/2010/08/agenda-tbr.html

    ResponderExcluir

Seminário Final –XI Edição Pólo-Paraná

A discussão sobre educação democrática e de qualidade permeou o Seminário Final da XI Edição do Programa Melhoria no Pólo-Par...