Pesquisar este blog

Monitores de Bibliotecas Cidadãs recebem treinamento em Curitiba


No fim do mês de maio monitores provenientes dos municípios de Ortigueira, Terra Boa, Boa Esperança do Iguaçu, Munhos de Mello, Foz do Jordão, Farol, Porto Barreiro, Mato Rico, Califórnia, Rebouças, Virmond, Cantagalo, Tupassi, Francisco Beltrão, Grandes Rios, Diamante do Sul, Rosário do Ivaí e Ibaiti foram capacitados nas dependências da SEAE, para aprimorar e qualificar o atendimento dos Telecentros.

Cerca de 180 funcionários de bibliotecas de mais de 100 cidades de nosso estado já passaram pelos laboratórios do Programa Telecentros Paranavegar, que é uma iniciativa da Secretaria para Assuntos Estratégicos que está sob responsabilidade do Secretario Nizan Pereira.

De acordo com Nizan, a capacitação dos monitores é fundamental para a continuidade do trabalho desenvolvido nos telecentros. “O governo faz todo o acompanhamento, mas a partir da instalação das salas o programa passa a ser administrado pela comunidade, através dos conselhos gestores que definem seu funcionamento e o programa de atividades”, explicou.

O secretário lembrou da meta do governo, de que todos os municípios paranaenses tenham uma biblioteca pública até o final deste ano. “Nós vamos fechar este ano com 300 Bibliotecas Cidadãs, que não seguem os moldes tradicionais de biblioteca pública pois são dotadas de todos os meios de tecnologia de informação. É uma biblioteca para o século XXI, com um telecentro e uma enorme quantidade de livros”, afirmou.

CAPACITAÇÃO – Segundo Marilaide de Quadros, gerente de Inclusão Digital da Secretaria de Assuntos Estratégicos, os monitores são responsáveis pela inclusão digital em seu município e a troca de experiências proporcionada pelos cursos é parte importante neste processo. “No curso temos módulos de normas e regras de uso dos computadores, aulas básicas de hardware, de Linux (que é o sistema operacional utilizado), e ainda ensinamos a eles utilizar os serviços públicos disponíveis via internet”, explicou.

Para Cláudio S. De B. Junior, técnico de Informática da prefeitura de Farol, a capacitação “esta sendo muito importante pois todos os assuntos que estão sendo citados serão de grande utilidade já que tenho a importante missão de passar os assuntos abordados para o monitor que vai trabalhar no telecentro”.

Já Angélica Antunes Corrêa de Souza de Boa Esperança do Iguaçu diz que “O curso esta sendo uma experiencia única e muito importante porque esclarece varias duvidas a respeito do telecentro. Com esse curso tenho certeza que o atendimento vai melhorar muito pois agora alem do suporte técnico excelente que temos por parte do equipe TELECENTROS, também teremos um monitor com conhecimentos básicos para que tudo funcione bem.

Na terça pela manhã como estava agendada previamente, os alunos foram recebidos pelo governador Orlando Pessuti na Escola de Governo, nas palavras de Aparecida Saramela Silva: “Tivemos oportunidade também de visitar a escolinha do governo na qual fomos apresentadas a todos os presentes e também ter a chance de acompanhar a entrega dos diversos veículos para os municípios e para o CRAS. Encontrei também o prefeito do meu município, Gilmar José Benkendorf Silva que recebeu recentemente em Brasília o título de prefeito empreendedor.”

Alunos do curso de capacitação foram chamados e apresentados pelo governador Orlando Pessuti durante a Escola de Governo


Silvana do Rocio Carvalho de Rosário do Ivaí e Cidinha Saramela de Munhoz de Melo durante o curso de capacitação durante o mês de maio em Curitiba


Silvana do Rocio Carvalho chefe do Departamento de Cultura do Município de Rosário do Ivaí, conclui seu depoimento dizendo: “Todos os professores que estão ministrando o curso, estão de parabéns, pois estão correspondendo muito bem e nos passando todas as informações dentro do que foi proposto no curso". Agradecemos a todos vocês!

As datas para os próximos cursos ainda não foram definidas, mas será em breve. Se você tem dúvidas sobre o curso e faz parte da equipe de manutenção das Bibliotecas Cidadãs da sua cidade e precisa de capacitação entre em contato com a Equipe Telecentros pelo Formulário de Inscrição.

FONTE: http://www.telecentros.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seminário Final –XI Edição Pólo-Paraná

A discussão sobre educação democrática e de qualidade permeou o Seminário Final da XI Edição do Programa Melhoria no Pólo-Par...