Pesquisar este blog

Nunca é tarde para aprender

Mensagem - leiam com atenção:


Numa floresta conhecida como a mata do saber, um dos animais teve a idéia de inovar,criar e inventar. Ele decidiu proporcionar meios que ajudassem os demais animais aprimorarem cada vez mais os conhecimentos já adquiridos. Idéias foram aparecendo,novidades,fatos,boatos e uma explosão de coisas.

No primeiro dia de encontro todo reino animal se reuniu para aprender as novidades que haviam sidas propostas pelo organizador. A expectativa era tamanha que até animais desconhecidos resolveram aparecer. Quando uma temática foi abordada, eis a Sr. Formiga falou: “esse assunto eu já conheço,já ouvir falar muito sobre essas coisas “; no outro dia Dona Formiga não apareceu ,afinal de contas ela já sabia o assunto.Numa outra temática,o Sr.Sapo retrucou dizendo que aquele assunto proposto já era conhecido de todos e que não iria contribuir em nada para a melhoria da sapolândia. Assim como a Formiga ele também não apareceu no dia seguinte. Num outro assunto abordado, eis que o Sr. Elefante decidiu falar:” eu já conheço essas coisas,o que isso vai trazer de beneficio pra min e para os demais da manada?

Como ele também já sabia de tudo ,assim como Sr. Formiga,Sr.Sapo, também no outro dia não apareceu para o encontro.E assim foi acontecendo com os demais animais .A cada dia que passava um ou outro desistia do encontro,sobrando somente um pequeno grilo barulhento.

Ao deparar-se com situação, o organizador chamou o Sr.Grilo e perguntou o porquê dele ter permanecido até o ultimo encontro.O Grilo, meio tímido,mas confiante disse: olha senhor ,eu sei muita coisa: graças a Deus pude estudar numa boa faculdade, concluí meu doutorado em Londres, sou formado em publicidade,tenho uma multinacional que gera uma renda de dois milhões por mês, sou Advogado, conheço o grego, o latim,falo francês e inglês, até que teria motivos para desistir,haja vista minha agenda é muito cheia ,contudo tenho um ditado comigo mesmo,que por mais que eu saiba muita coisas sempre é bom saber que ainda não sei nada .A vida de animais é um eterno aprendizado.

Com a resposta do Sr. Grilo e com tamanha sabedoria demonstrada,o organizador decidiu contar-lhe algo . Sabe o porquê desses encontros?

Respondeu o Grilo: Não. È que a floresta vai inundar dentro de vinte quatro horas e decidi reunir os demais para contar a eles que eu fiz um grande barco que salvaria a todos ,todavia para que eles pudessem adentrar no barco,era preciso algumas instruções de embarque ,dicas de sobre vivência,meios de chegar até ele,etc. Como só sobrou você então vou levá-lo pessoalmente até lá. E assim se fez... A noite veio a chuva ,a enchente matou todos os animais ,exceto aqueles dois que souberam ouvir e aprender. Resolvi criar esta história para aqueles que acham que sabem tudo e que não precisam aprender mais nada. “O homem morre quando pensa que sabe de tudo”.

Pe. Edinaldo Mendes Tonete


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seminário Final –XI Edição Pólo-Paraná

A discussão sobre educação democrática e de qualidade permeou o Seminário Final da XI Edição do Programa Melhoria no Pólo-Par...