Pesquisar este blog

SEMINÀRIO - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos

Faxinal do Céu - Horto Florestal

Passeio ao Horto Florestal de Faxinal do Céu


Palestra de Abertura do Evento com a Chefe do Departamento de Educação
Básica Mary Lane Hutner - SEED

Val - Lunardeli, Andréa - Rosário do Ivaí, Aldenir - Rio Branco do Ivaí, e Mara - Godoi Moreira

Do dia 15 a 18 de março do ano de 2010 em Faxinal do Céu, os 399 Secretários de Educação ou seu representante participaram do Seminário que apresentou o Documento elaborado pelas equipes da Educação Básica da SEED "Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos".

Nosso Município de Rosário do ivaí participou do Seminário sendo representado pela Secretária da Educação Andréa da Costa Matos, a qual participou das Oficinas das Disciplinas de Artes e Ciências. Foram apresentados palestras com pessoal da SEED e também do MEC.
Infelizmente não foi possível que todos os Secretários fizessem todas as oficinas, sendo que cada uma discutia - se uma disciplina.

Esse documento tem como objetivo oportunizar reflexões teórico metodológicas para a organização da Proposta Pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental diante da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos.

O documento já está concluído, e logo estará em todas as Secretarias de Educação. Esta organização é iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Educação Básica, por meio da Coordenação de Educação Infantil e Anos Iniciais.

Os textos foram elaborados por docentes das universidades, contratados para essa produção. O documento está estruturado da seguinte forma: Introdução, Texto de Alfabetização e Letramento, Textos Disciplinares de Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática e ainda o Texto Para Saber Mais que contém sugestões de leitura como: livros, sites e periódicos que possam ampliar a discussão apresentada no documento.



Palestra do MEC sobre ensino de 9 anos

Secretárias - Dani e Andréa


Equipe na Oficina de Artes - Criação de Personagem:
"Clara, a Rainha das Águas"

Trabalhando a Música na oficina de Artes


Val - Lunardeli, Paula - Jardim Alegre e Andréa - Rosário do Ivaí


Professora Doutora em Artes - Maria José Subitil

Val e Andréa

Hora do Jantar
(Sueli e Antonia - Ivaiporã, Andréa, Paula e Dani)

Professores de Ciências - Marcos Rocha e Roni


Professores da Oficina de Artes e Andréa

Apresentação elaborada pelas professoras cursistas na Oficina de Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seminário Final –XI Edição Pólo-Paraná

A discussão sobre educação democrática e de qualidade permeou o Seminário Final da XI Edição do Programa Melhoria no Pólo-Par...