Pesquisar este blog

Como Surgiu o Desenho Scooby-Doo?

Ficha Técnica:

Título: Scooby-Doo (Scooby-Doo/1960/Cor/EUA)
Produção e direção:
William Hanna, Joseph Barbera e
Fred Silverman (CBS)
Roteiros: Joe Ruby, Ken Spears e Bill Lutz
Desenhos: Iwao Takamoto

Personagens: Scooby-Doo, Salsicha, Fred, Daphne e Velma
Produtora: Hanna-Barbera
Dublagem: Dublasom/Guanabara e Herbert Richers/RJ


A CRIAÇÃO:

Quando gravou a canção "Strangers in the Night", Frank Sinatra não podia imaginar que ela inspiraria o nome da mais longa série de desenho animado da história da televisão. O nome de Scooby-Doo vem de um trecho da música em que Sinatra canta "dooby dooby doo".

Tudo começou na rede CBS americana em 13 de setembro de 1969, com Scooby-Doo, Where Are You! (Scooby-Doo, Cadê Voce!). Os personagens foram criados por William Hanna e Joseph Barbera, pelo executivo da CBS Fred Silverman, pelos roteiristas Joe Ruby e Ken Spears, e pelo desenhista Iwao Takamoto. O título original era "Who's Ssssscared?". Fred Silverman queria um show que misturasse comédia e mistério, na mesma linha da sitcom americana "Dobbie Gillis". Os primeiros desenhos eram muito assustadores, e foram rejeitados. Num vôo para Los Angeles, Silverman ouviu a canção de Sinatra e o "dooby dooby doo" não lhe saia da cabeça. Rebatizou o desenho de Scooby-Doo, Where Are You! e tornou um cão o astro do show.


OS PERSONAGENS:



Scooby-Doo Salsicha Daphne


Fred e Velma

Scooby-Doo é um cachorro covarde. Tem medo da própria sombra e sem querer, acabava salvando a turma ou pegando os vilões. Sempre impulsionado pela promessa de um bom lanche, biscoitos caninos (os Biscoitos Scooby) ou caramelos. Ele encerra cada episódio "falando" "Scooby-Dooby-Doo-oo-oo !!!"

Seu dono é Salsicha, um sujeito magricelo e de aparência desleixada (seu nome em inglês - Shaggy - quer dizer "descabelado"), sempre com um cavanhaque por fazer e com olheiras. Assim, como seu cão, Salsicha é covarde, medroso, faminto e divide com Scooby a paixão por guloseimas, sanduíches, sorvetes e outras delícias. Tem pavor dos fantasmas e é o primeiro a não querer participar dos casos. Sempre se dá mal com os vilões, mas acaba dando sorte e os capturando com ajuda de Scooby (sem querer, claro!). É o mais engraçado da turma e o mais criativo, quando tem que se esconder dos fantasmas. É dele o bordão que dá título ao desenho em inglês: "Scooby-Doo, cadê você!?", e ainda a frase "Que tal um lanchinho, Scooby?".

O corajoso Fred é o líder do grupo, sempre ávido por um novo mistério. Cria engenhocas para se defender dos inimigos. Suas frases preferidas são: "Talvez nós possamos ajudar a resolver esse mistério", ou em outras situações: "Vamos cair fora, turma!".

A "patricinha" Daphne é o alvo preferido dos vilões que, muitas vezes, a raptam. Sua frase preferida: "Esse lugar me dá arrepios!". Daphne foi inspirada em Indira Stefanianna Christopherson, dubladora dos estúdios DePatie-Freleng, que, além da voz, emprestou seus traços para a criação da personagem.

Velma é uma garota inteligente e cheia de idéias que desvenda os mistérios com Fred. Sempre com alguma tirada científica, encontra soluções lógicas para resolver casos complexos. Suas principais frases são "Acho que finalmente estou começando a entender esse mistério" e "Meus óculos... não consigo ver sem meus óculos".


VAMOS COLORIR CRIANÇADA, SEU DESENHO ANIMADO FAVORITO?




Fonte: http://retrotv.uol.com.br/

Um comentário:

  1. Amiga.

    Esta série fez-me lembrar
    dos monstros que nos assustavam,
    tão diferentes dos de hoje
    que destroem sonhos e poemas.

    Que teus sonhos
    tenham o dom de acalmar o mundo.

    ResponderExcluir

Seminário Final –XI Edição Pólo-Paraná

A discussão sobre educação democrática e de qualidade permeou o Seminário Final da XI Edição do Programa Melhoria no Pólo-Par...