No dia 12 do mês de abril do ano de 2011, nas dependências do Projeto Piá, no período da tarde, aconteceu o “I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, realizado pela Secretaria de Educação de Rosário do Ivaí, por exigência da Federação Nacional das Apaes, e supervisionado pelo Núcleo Regional de Ensino de Ivaiporã.
A Federação Nacional das APAEs está propondo, em todo território nacional em parceria com o sistema público de ensino de cada município, através dos gestores municipais, que se faça uma avaliação dos avanços e das dificuldades encontradas no sistema comum de ensino (Escola de Ensino Regular), bem como discutir o papel das escolas especiais (Apaes) neste contexto.
Para esta avaliação foram selecionados as principais partes para o processo de aprendizagem destes alunos especiais que estudam no ensino regular ou escola comum.
Desta maneira, participaram:
- Professores (regentes de turmas do ensino regular)
- Professores especialistas (Classe Especial e Sala de Recursos)
- Pais de alunos especiais
- Alunos Especiais.
Assim se podem garantir uma visão real dos que vivem a questão diretamente. Esta é a hora de darmos a oportunidade para um melhor processo de inclusão escolar.
Além desta representação, estavam presentes as alunas do magistério, as quais realizaram um teatro com o Tema “Inclusão”, houve também pequenas palestras, expostas pelo fonoaudiólogo Hugo César, Professora Roseli Schuistak, e Secretária da Educação Andréa da Costa Matos.
Todos participantes foram certificados pela Secretaria de Educação de Rosário do Ivaí.
Representantes do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã (Célia, Elizabete e Marinez) estavam presentes e foi com muita satisfação que as recebemos, e tivemos o apoio necessário na preparação deste seminário por parte do N.R.E.
Agradecemos a TODOS os presentes, os parceiros como APAE, Escola Municipal Vereador José Rodrigues, Prefeitura Municipal de Rosário do Ivaí, dentre outrospois cada pessoa foi peça importante para a realização desta pesquisa, que acreditamos que nos traga melhorias para a Educação Especial em um futuro breve.
Apresentação dos grupos em Plenária
Encerramento com Confraternização
Nenhum comentário:
Postar um comentário