Em visita a Pinacoteca em São Paulo, tive a oportunidade de estar lado a lado a grandiosas obras de arte.
A principal foi observar a obra “Mestiço” de Candido Portinari. Realmente uma emoção fora do comum! É LINDO!
Cândido Torquato Portinari nasceu em Brodowski - SP em 29 de dezembro de 1903, e moreu no Rio de Janeiro em 06 de fevereiro de 1062. foi um grande artista Plastico Brasileiro
Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrões como "O lavrador de Café", "Mestiço", a gigantescos murais ,como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova York em 1956 e que em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
Desobedecendo a ordens médicas, Portinari continua pintando e viajando com freqüência para exposições nos EUA, Europa e Israel. No começo de 1962 a prefeitura de Milão convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, o envenenamento de Portinari começa a tomar proporções fatais. No dia seis de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre envenenado pelas tintas que o consagraram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário