A escola é um espaço de ensino, aprendizagem, convivência e desenvolvimento; um espaço de vida diária privilegiado para a promoção de saúde, pois representa um ambiente no qual as pessoas passam parte do tempo de sua vida e onde são formados valores fundamentais.
Considerando a escola como um espaço de relações interpessoais mediadas pela linguagem, e sendo esta uma das especialidades da fonoaudiologia, o fonoaudiólogo escolar passa a ter um papel de extrema relevância nas instituições educacionais, uma vez que tem como proposta favorecer as condições de interlocução comunicativa
Em nosso município, o Fonoaudiólogo Hugo, vem desenvolvendo um trabalho diferenciado, tendo contato direto com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, com a direção das escolas, professores, pais e por fim, “o aluno”. Ele está fazendo visitas as Escolas e conhecendo a realidade de cada aluno, para que assim possa diagnosticar melhor seus pacientes.
Conforme Didier (2001), foi a partir dos primeiros trabalhos dos reeducadores de linguagem, na tentativa de superação das dificuldades, que surgiram os alicerces para posteriores estudos e práticas específicas que dariam origem a um conhecimento sistematizado e, conseqüentemente, ao trabalho do fonoaudiólogo.
Por fim, o trabalho do fonoaudiólogo na escola é mais um meio de auxiliar na otimização do ensino e aprendizagem.
Parabéns Hugo pelo seu trabalho!
Fonte de pesquisa:
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=936
Nenhum comentário:
Postar um comentário