Pesquisar este blog

Modelo de Projeto da "Semana da Pátria"

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Rua: Ivaiporã N. 27 – FONE: (43) 3465-1420
ROSÁRIO DO IVAÍ – PR
MODELO DE PROJETO - SEMANA DA PATRIA

1- IDENTIFICAÇÃO:
Instituição:
Professor / Escola:
Classe / Turma:
Período de realização:


* Título do projeto: SEMANA DA PÁTRIA

02-TEMA: Semana da Pátria

03-JUSTIFICATIVA:

A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:

> formar na criança o conceito Pátria;
> despertar o sentimento de patriotismo;
> formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
> desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.

04-OBJETIVOS:

. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

05-DESENVOLVIMENTO – METODOLOGIA:
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

* Conversas e discussões sobre:

.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;

* Textos coletivos;

* Álbum;

* Vídeos;

* Hinos: Nacional, da Independência;

* Pesquisas;

* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;

* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;

* Jogral;

* Dramatização;

* Poemas e diálogos de temas nacionais;

* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;

• Uso de mapas para a localização do Brasil;

• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);

* Concurso de poesia;

* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;

* Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.

*Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.

06- APRESENTAÇÕES:

Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:

* Músicas

* Mural com trabalhos dos alunos.

* Jogral

* coro falado

* dramatização

* Mensagens exaltando o Brasil

* Cartazes

* Poesias

* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.
07-RECURSOS:
• Dicionário

• Biblioteca

• TV e vídeo

• Aparelho de som

• Internet

• Cartolina

• Quadro e giz

• Mapas/ Atlas...


08 – AVALIAÇÃO:

• A avaliação será determinada por cada escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seminário Final –XI Edição Pólo-Paraná

A discussão sobre educação democrática e de qualidade permeou o Seminário Final da XI Edição do Programa Melhoria no Pólo-Par...