Pesquisar este blog

Entrega do Plano Municipal de Educação ao Executivo


No dia 27 do mês de setembro de 2011 a Secretária de Educação de Rosário do Ivaí Andréa da Costa Matos, juntamente com demais representantes da equipe de formação do Programa Melhoria da Educação no Município, estando presente no momento a Diretora Vera Lucia Paes da Silva e a Secretária administrativa do Departamento de Educação Handrezza Raphaella Ramos Gamba, fizeram a entrega formal ao executivo do Plano Municipal de Educação.

O Plano Municipal de Educação foi entregue ao Senhor José Aparecido Pereira, Chefe de Planejamento da Prefeitura Municipal de Rosário o Ivaí, pois o Senhor Prefeito Orlando Alves de Almeida está em Curitiba em busca de recursos.

O Plano Municipal de Educação busca garantir a qualidade de ensino para todos os seguimentos da Educação do Município, sendo: Ensino fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Superior, Educação Infantil, Educação Especial, Gestão e Financiamentos na Educação, Educação de Jovens e Adultos, Valorização dos profissionais da Educação, e terá validade de 10 anos.

Este é um fato inédito na Educação do Município, sendo a primeira vez que foi redigido documento de tamanha importância.

No texto apresentado no Plano Municipal de Educação está exposto o diagnóstico da Educação no Município e expressa também os objetivos, diretrizes, metas, ações, estratégias, recursos, cronogramas previstos para o período de sua execução dos mesmos. Este documento obteve construção democrática, com a participação de várias pessoas e aprovado pelo Fórum de Educação, o qual aconteceu em agosto desde ano.

Esperamos que o Poder Executivo aprofunde e analise a proposta em questão para que assim possa tomar as próximas providências, as quais que é enviar tal documento para o Poder Legislativo, num prazo de sete dias.


OBS: Há dois membros da equipe formadora que não estavam presentes no ato de entrega do documento, pois estavam em período de aula, mais não deixaram de participarem do processo de configuração do documento para seu termino. Estes membros são Maria Aparecida Fernandes e Osmiranou Alves Siqueira.

Livros novos para o CMEI de Rosário do Ivaí

Em uma reportagem para a Revista VEJA, o pesquisador americano Jack Shonkoff, pesquisador de Harvard diz ‘Investir em educação infantil é investir em capital humano’.

E também na mesma reportagem ressalta a idéia de outro estudioso: “Quanto antes os incentivos ao aprendizado vierem, mais chance a criança terá de se tornar um adulto bem preparado". O pensamento é de James Heckman, prêmio Nobel de economia e autor do mais abrangente estudo já realizado sobre educação infantil e seus impactos no indivíduo e na sociedade.

Observando tantas matérias importantes voltadas a Educação Infantil, presentes na internet, nos jornais, tvs, revistas e estudos dos nossos professores, é que a Secretaria de Educação de Rosário do Ivaí tem a certeza que é importantíssimo para o desenvolvimento da educação o investimento na Educação Infantil.

Desta maneira, foi adquirido neste segundo semestre de 2011, foi adquirida uma biblioteca completa para a Educação Infantil com 316 livros, no valor de R$ 3.467,00 que atenderá desde os alunos do berçário até os alunos da Pré escola. Esta era uma solicitação da Diretora do CMEI Lucia Malicka Musiau a Secretaria da Educação, percebendo a falta deste material didático no Centro de Educação Infantil Mina Antunes Ribeiro.

A Secretária de Educação Andréa da Costa Matos, juntamente com o apoio do Senhor Prefeito Orlando Alves de Almeida fizeram o investimento provindo do PNAE, para que os alunos do CMEI e seus professores estejam apoiados com um material que enriquecerá as praticas educativas desta escola. Que este tipo de investimento, valorizando a literatura brasileira, seja o primeiro de muitos, e também para as demais escolas do município.





5º Encontro de Formação do Programa Melhoria – Pólo Paraná


Nos dias 3,4 e 5 de agosto foi realizado em Pitanga (PR) o 5º Encontro de Formação do Programa Melhoria – Pólo Paraná. Na ocasião foram trabalhados os temas Processo de construção do Plano Municipal de Educação,Gestão por processos,Articulação do PME com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Os primeiros passos para
a implementação do plano.

A Equipe de Rosário do Ivaí participaram, sendo: Maria Aparecida Fernandes, Vera Lucia Paes da Silva, Osmiranou Alves Siqueira, Handrezza Raphaella Ramos Gamba e Francieli Aparecida Guimarães. A Secretária da Educação Andréa da Costa Matos esteve ausente deste evento, pois estava em Curitiba para a apresentação de títulos ao estado.

Segue algumas fotos do evento:













Fonte: Blog do Programa Melhoria

Comemoração de 07 de setembro em Rosário do Ivaí





A Comemoração Cívica ao dia 07 de setembro em Rosário do Ivaí aconteceu na Escola Municipal Vereador José Rodrigues e Colégio Estadual José Siqueira Rosas, com a participação do Colégio Estadual de Boa Vista da Santa Cruz.
Os alunos das três escolas/colégios fizeram diversas apresentações artísticas, tais como: Danças, Teatros, e sempre havia entre as apresentações a conscientização vinda da Professora e Diretora da do Colégio Estadual José Siqueira Rosas Sandra Mara Simeguini sobre o Valor da Pátria, e do valor do jovem para o futuro de nossa nação.

A Diretora Vera Lúcia Paes da Silva, da Escola Municipal Vereador José Rodrigues trabalhou juntamente com seus professores para preparar seus alunos para as apresentações.

O Diretor do Colégio Estadual de Boa Vista da Santa Cruz Fábio Pereira da Silva mobilizou todos do Colégio que fica localizado no distrito de Boa Vista da Santa Cruz, para participarem da comemoração do dia 07 de setembro.

O pessoal do Departamento de Educação se fizeram presente e representou o Prefeito Municipal Orlando Alves de Almeida que estava viajando a trabalho no referido dia.

Nossos alunos estão sempre se mobilizando para realizações como estas, mostrando que as tradições ainda são mantidas em nosso município, e destacando o valor artístico dos mesmos.
Parabéns a todos os alunos, professores, diretores e pessoal de apoio pelas belas apresentações!


"E VIVA O BRASIL!!!!"



Fotos das apresentações da manhã:
























Fotos das apresentações da tarde:
















Seminário Final –XI Edição Pólo-Paraná

A discussão sobre educação democrática e de qualidade permeou o Seminário Final da XI Edição do Programa Melhoria no Pólo-Par...