Pesquisar este blog

Curso de capacitação para os professores da Educação Infantil

Professora Palestrante HELEM e a Tutora do Proinfantil de Rosário do Ivaí Silvana S. Pimentel

Nos dias 04/02/2011 e 05/02/2011, tivemos um curso destinado às professoras da Educação Infantil, o qual reuniu profissionais de Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí e Grandes Rios.

O Curso foi sediado em Rosário, nas dependências da Câmara de Vereadores e também na UNOPAR virtual, cedidos gentilmente pelos vereadores e pela Coordenadora da UNOPAR Casturina Rodrigues, (a eles nossos agradecimentos).

A Iniciativa de oferecer a capacitação especial às professoras dos Centros de Educação Infantil partiu das tutoras e pedagogas do curso PROINFANTIL dos três municípios, juntamente com as diretoras dos CMEIs e Secretárias da Educação.

As tutoras do PROINFANTIL (curso oferecido pelo MEC) estando diariamente conectadas ao ensino destinado as crianças pequeninas, observaram que realmente há a necessidade de oferecer a estes profissionais da educação a capacitação que viesse ao encontro do saber já existente de cada professor, fazendo assim um SOMA de conhecimentos.

É muito importante também a integração entre os professores dos municípios vizinhos, trocando assim suas experiências.

Tivemos como Palestrante, a Professora Pedagoga Helem Cristina Moreno Emerenciano de Curitiba, onde abordou o tema:Educação Infantil – Teoria e Prática”.

Os principais assuntos abordados foram: Planejamento e Avaliação, Plano de aula, Rotina, Áreas de Formação Humana, Cantos e atividades diversificadas, Leitura e como contar histórias, Roda de conversa, Jogos e brincadeiras, O que é educação Infantil.

Secretária da Educação de Rio Branco do Ivaí - Aldenir, Secretária da Educação de Rosário do Ivaí - Andréa e tutora e pedagoga Silvana


Segue as fotos das atividades apresentadas durante o curso:












As cursistas aprenderam se divertindo.
A Elas nossa gratidão!

Governo articula com o Ministro da Educação solução para o caso Vizivali

O vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, e o secretário de Estado de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Alípio Leal Neto, participaram nesta quinta-feira, 17, de uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para articular soluções definitivas para a situação dos alunos que concluíram o programa especial de capacitação para docência nos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), entre 2002 e 2004.

Durante a reunião o ministro ressaltou a autonomia que o Estado do Paraná possui para resolver a situação. “Esta solução não envolve o ministério da Educação”, afirmou Haddad.

O vice-governador assegurou que até março irá anunciar a solução que será encaminhada pelo governo do Estado e que este foi um compromisso assumido em campanha. “Estamos trabalhando para que isso se resolva definitivamente. Estamos tratando esse tema como uma questão de Governo. As pessoas que fizeram o curso não podem ser lesadas”, afirma.

PARCERIA – Durante a audiência, outros assuntos relacionados à educação básica e ao ensino superior foram tratados. O ministro da educação reafirmou a importância de manter diálogo e parceria com os mais diferentes estados, independentemente do partido que seus governantes representam. “A educação é prioridade para o país e tem de ficar de fora de questões partidárias”, diz Haddad.

FONTE: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Ao lado da obra de Candido Portinari

Em visita a Pinacoteca em São Paulo, tive a oportunidade de estar lado a lado a grandiosas obras de arte.

A principal foi observar a obra “Mestiço” de Candido Portinari. Realmente uma emoção fora do comum! É LINDO!

Cândido Torquato Portinari nasceu em Brodowski - SP em 29 de dezembro de 1903, e moreu no Rio de Janeiro em 06 de fevereiro de 1062. foi um grande artista Plastico Brasileiro

Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrões como "O lavrador de Café", "Mestiço", a gigantescos murais ,como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova York em 1956 e que em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Desobedecendo a ordens médicas, Portinari continua pintando e viajando com freqüência para exposições nos EUA, Europa e Israel. No começo de 1962 a prefeitura de Milão convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, o envenenamento de Portinari começa a tomar proporções fatais. No dia seis de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre envenenado pelas tintas que o consagraram.

Mestiço - 1934 - Óleo sobre tela - 81x61 cm

Seminário Final –XI Edição Pólo-Paraná

A discussão sobre educação democrática e de qualidade permeou o Seminário Final da XI Edição do Programa Melhoria no Pólo-Par...