A Tradução da Música é linda e poderá ser usada para a Campanha da Fraternidade. Refletirmos sobre o valor que damos as coisas materiais nos faz pensar melhor o "qual seria o valor que estamos dando ao nosso próximo".
Será que estamos dando o melhor de nós?
Como será que estamos sendo vistos por nossa sociedade?
E será que esta sociedade é digno de nós?
Reflita! E se tiver que mudar para melhorar, MUDE!
A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano foi apresentada, no dia 24 de janeiro, durante a Feira Mundial e Fórum Social da Economia Solidária, na cidade de Santa Maria (RS). O tema da campanha de 2010 é Economia e Vida, buscando debater e promover uma outra economia, que promova desenvolvimento amplo sem exclusão social.
O evento foi promovido pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) e pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).
A campanha vai arrecadar doações durante a Quaresma. Os recursos serão destinados para fundos solidários que promovem o desenvolvimento de grupos e comunidades, mobilizados para buscar seu desenvolvimento local e autonomia, através de iniciativas de Economia Solidária.
Campanha da Fraternidade 2010 será ecumênica e estará aberta à participação de todas as denominações cristãs. Esta é a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica. As outras foram realizadas em 2000 e em 2005.
O Pica-Pau (Woody Woodpecker) é o nome de um personagem produzido pelo estúdio de Walter Lantz, distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos” que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.
O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de Storybooard Walter Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo.
Os desenhos do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show, que mostrava novas sequências animadas do Pica-Pau.
Lantz produziu os curta-metragens do Pica-Pau até 1972, quando ele fechou definitivamente seu estúdio. Desde então, o personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The Vew Woody Woodpecker Show, produzido pela Universal Animation Satudios de 1999 à 2003. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama.
A História do Criador
Walter Lantz estava em lua-de-mel quando teve a idéia genial de criar o Pica-Pau, por conta de um exemplar do pássaro que o atormentou e o divertiu na noite de núpcias.
Em1940, Walter Lantz decidiu que só um novo desenho não era suficiente para tornar seu estúdio famoso. Ele queria um personagem que, com o tempo, evoluísse para uma estrela completa. Então, ele e sua equipe de animadores apresentaram um novo adversário para Andy Panda e seu pai lidarem: um pica-pau louco.
Mas quando Walter Lantz mostrou o desenho do Pica-Pau, intitulado "Knock Knock ", os chefes de departamento da Universal Studios, este o rejeitou, dizendo que aquele passarinho era a coisa mais feia e desajeitada que ele já tinha visto. Porém, Lantz insistiu para que o produzissem, dizendo que ele estava apostando tudo no personagem.
Walter Nasceu em 27 de albril de 1899, e faleceu em 22 de março de 1995, aos 95 anos.
O Pica Pau no Brasil:
O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, no dia 19 de setembro de 1950. Nessa época, os desenhos eram exibidos com a dublagem original, pois a dublagem em português só surgiria em 1957.
A primeira emissora de televisão a transmitir os curta-metragem do Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record, na década de 1960.
Professora Cristiane e Professora Rosangela com seus alunos mascarados
Prontos para Festinha!
Professora Laura com seus alunos!
Vamos Pular Carnaval?
Confeccionando as máscaras de carnaval
Auxilio da Professora Cristiane na confecção das máscaras!
Na semana que antecede o carnaval do ano de 2010, a Escola Municipal Vereador José Rodrigues esteve em festa! Os professores trabalharam juntamente com seus alunos na confecção de Máscaras de Carnaval, e enfeitando o Pátio da Escola. Os alunos colocou sua criatividade na produção de sua Máscara, as quais ficaram cada uma com sua característica própria. Depois de tudo pronto, foi a hora de DANÇAR O CARNAVAL! As turmas se revezaram no pátio da Escola para comemorar ao som de marchinhas de carnaval, com seus respectivos professores! A festa foi muito animada. Trabalhou neste evento a Professora de hora atividade Rosangela de Souza Matos, juntamente com a Equipe pedagógica da Escola, Diretora Vera Lúcia Pães da Silva, e todos professores regentes e auxiliares das turmas de 1ª a 4ª série dos dois turnos. Parabéns ao professores e alunos!
Diretora Fátima da Escola Municipal Machado de Assis
Profressora Lailde em sua Hora Atividade
Professora Idelma com os alunos do 3º e 4º ano.
Alunos da escola Machado de Assis e Escola Estadual de Vila União
Professores e Diretora
No dia 22 de fevereiro de 2010, a Pedagoga do Departamento de Educação Silvana Soares Pimentel visitou e registrou as atividades matinais da Escola Rural Municipal Machado de Assise Escola estadual de Vila União, onde os Professores, diretores da rede Municipal e Estadual se reúnem com os alunos a todo inicio de atividade diária, para uma recepção de boas vindas, momento cívico e reflexão tanto do professor quanto do aluno. Repensar as ações diárias e contato direto entre professor/aluno, não somente dentro da sala de aula faz bem ao andamento das atividades escolares em qualquer Estabelecimento de Ensino.
Professores Cursistas do Pró Infantil de São Pedro do Ivaí,
Lidianópolis e Rosário do Ivaí, em curso na Semana presencial no Colégio Barbosa Ferraz em Ivaiporã
Tutora Renata de Arapuã e Tutora
Silvana Pimentel de Rosário do Ivaí
Tutoras Silvana (Rosário do Ivaí) e Elizangela (Lidianópolis)
O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não.
O curso, com duração de dois anos, tem o objetivo de valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento profissional ao professor.
Com material pedagógico específico para a educação a distância, o curso tem a metodologia de apoio à aprendizagem em um sistema de comunicação que permite ao professor cursista obter informações, socializar seus conhecimentos, compartilhar e esclarecer suas dúvidas, recebendo assim uma formação consistente.
Olhos arregalados, cabelos pontudos, lágrimas em cachoeira, mascotes fofíssimos. Os mangás são inconfundíveis!
Se não conhece, precisa conhecer, pois nossos alunos adoram e estão em contato com este estilo através de gibis, desenhos animados, filmes, figurinhas, dentre outros. Nós professores, precisamos estar atualizadas, e principalmente nos interesses de nossos alunos, assim, poderemos discutir assuntos que estão presentes na sua realidade. Origem do Mangá:
O mangá, literalmente história(s) em quadrinhos) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.
Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.
História
O mangá é um gênero da literatura japonesa e é caracterizado por seus quadrinhos. Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.
O termo mangá surgiu em 1814, nos hokusai mangá, que traz caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa. Já o mangá moderno tem influência dos cartuns ocidentais e de quadrinhos clássicos da Disney; e é basicamente uma criação de Osamu Tezuka, com Shin Takarajima ("A Nova Ilha do Tesouro"), de 1947.
A obra de Tezuka definiu as características do mangá, como expressões faciais exageradas, elementos metalingüísticos (linhas de velocidade, grandes onomatopéias etc.) e enquadramentos cinematográficos para aumentar o impacto emocional. O artista falecido em 1989 foi tão influente que é chamado de Deus Mangá.
Na animação, apesar de haver desenhos anteriores produzidos no Japão, Tezuka é considerado o fundador da indústria, com obras que marcaram a cultura nipônica. Astroboy, em 1963, foi a primeira série animada da TV japonesa com história contínua e personagens recorrentes. Outros trabalhos do autor, como Kimba, o LeãoBranco e A Princesa e o Cavaleiro, ajudariam a definir, em técnicas narrativas e de animação, o que hoje é tão reconhecido nos animês.
Estilos
Para os japoneses as histórias em quadrinhos são leitura comum de uma faixa etária bem mais abrangente do que a infanto-juvenil. A sociedade japonesa é ávida por leitura e em toda parte vê-se desde adultos até crianças lendo as revistas. Portanto, o público-consumidor é muito extenso, com tiragens na casa dos milhões e o desenvolvimento de vários estilos para agradar a todos os gostos.
Por isso os mangás são comumente classificados de acordo com seu público-alvo. Histórias onde o público alvo são meninos — o que não quer dizer que garotas não devam lê-los — são chamados de shounen (garoto jovem, adolescente, em japonês) e tratam normalmente de histórias de ação, amizade e aventura. Histórias que atualmente visam meninas são chamadas de shoujo (garota jovem em japonês) e têm como característica marcante as sensações e sensibilidade da personagem e do meio (também existem garotos que leem shojo.).
No Brasil
A popularidade do estilo japonês de desenhar é marcante, também pela grande quantidade de japoneses e descendentes residentes no país. Já na década de 1960, alguns autores descendentes de japoneses, como Júlio Shimamoto, Minami Keizi e Claudio Seto, começaram a utilizar influências gráficas, narrativas ou temáticas de mangá em seus trabalhos. Alguns trabalhos também foram feitos nos anos 80, como o Super-Pinóquio de Claudio Seto, o Robô Gigante de Watson Portela pela Grafipar e o Drácula de Ataíde Braz e Neide Harue pela Nova Sampa.
O movimento voltou a produzir frutos nos anos 90. Com a inconstância do mercado editorial brasileiro, existe pelo menos uma revista nacional no estilo mangá que conseguiu relativo sucesso: Holy Avenger, Combo Rangers, Cavaleiro dos Zodíacos, Pokemon, Dragom Boll Z, Naruto, Ben 10, Astro Boy, Akira, yu-gi-oh, dentre outros.
Recebemos nesta semana do MEC - FNDE - PNLD, o "Acervo Complementares" - Nº 05, o qual auxiliará as áreas de conhecimento nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Este acervo foi elaborado pela Secretaria de Educação Básica, e tem a finalidade de apoiar os professores em sala de aula. Mas o objetivo principal do uso do acervo, é ampliar o universo de referencias culturais dos alunos nas diferentes área de conhecimento, assim como contribuir e aprofundar suas práticas de letramento no âmbito da própria escola. Os livros são voltados aos alunos de 1º e 2º ano, mais nada impede que toda escola leia os livros, sabendo de sua grande importância no desenvolvimento da Aprendizagem. São 31 volumes, de diferentes temas e autores, destacando livros de Ziraldo, Mariana Massarani, Maxs Pontes, dentre outros autores consagrados. A Equipe pedagógica do Departamento de Educação está estudando o acervo para levar o mesmo em mãos as Escolas Rurais, e já fazer um trabalho de apresentação e concientização da importância da leitura nas séries iniciais.
Para este Carnaval, a Professora Pedagoga Silvana e a Professora Lucia produzaram uma máscara de E.V.A para sugerir as prefessoras das escolas Rurais a confecção com os alunos! Confiram como ficou bonita e diferente!
Obs: Pode ser feita de papel cartão. Com esse material fica mais barato e a máscara fica mais firme!
Reuniu - se 80 profissionais da Educação para este evento!
Professoras atenciosas!
Professora Palestrante Silvia Helena
Andréa e Silvana
Andréa
Palestra da Professora Silvia Helena
Fazendo arte! Usando a Criatividade!
Silvana e Junior
Secretária Andréa Distribuindo as aulas Neste dia também apresentou o BLOG as professoras
Presentinho para professora Uva niágara - representa a econimia do nosso Município
Professoras atenciosas
Professora Kellen ministrando sua palestra
O Prefeito veio Prestigiar o Evento
Entregando as lembrancinha
Hora da Chegada
Fran - Preparando o ambiente
Hora do Café
Foi muito proveitoso (apesar do grande calor) os dias dedicados aos estudos dos professores municipais do Município de Rosário do Ivaí, o qual foi ministrado pela Equipe do SENAC, com o tema "Criatividade e motivação no processo de Ensino Aprendizagem".
Conteúdo Programático:O Professor e o ambiente escolar, O educador como fator motivacional,Trabalho, motivação e auto conhecimento,Equilíbrio pessoal e suas aplicações na Educação, Como aumentar a qualidade do aprendizado, Comunicação Eficaz, Caracteristicas da Pessoa Criativa,Criatividade: Conceitos, criatividade X Ideias,Criatividade em Grupo.
Duração: 12 horasMais 4 horas de Planejamento Anual de aulas.